4 motivos para aprender a tocar violão segundo a ciência - Clube das Seis

Páginas

4 motivos para aprender a tocar violão segundo a ciência



Eu toco violão a mais de 15 anos e o que eu não podia imaginar quando iniciei meus estudos é que algo que eu levaria como profissão teria tanto impacto positivo na minha vida

Começei a aprender violão no bairro onde nasci por volta dos meus 9 anos de idade. Lembro claramente de meus primeiros professores(Cleiton, Pablo, Ivo, Joab) e sou muito grato a eles por tudo.

Logo depois frequentei escolas de música, me formei técnico em música/guitarra na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical(ETECM), uma das principais escolas de música do Recife-PE, e até cursar a graduação em Música na UFPE pouco sabia dos impactos causados ao tocarmos um instrumento musical

E é isso que quero compartilhar contigo nesse artigo, pois pode transformar sua vida

Existe varias motivos onde tocar um instrumento musical pode te trazer benefícios, mas vou listar aqui 4 razões científicas, para que você comece a tocar ainda hoje. Vamos lá?!

[No final  desse artigo tenho um presente pra você!!]

1- Melhora as suas habilidades de leitura e compreensão de textos:

De acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music:

“As crianças expostas a um programa de vários anos de ensino musical, envolvendo a formação mais complexa de habilidades rítmicas, tonal e práticas de instrumentos musicais, exibiram desempenho cognitivo superior em habilidades de leitura e compreensão de textos, em comparação com os 'não treinados' musicalmente.”

Você já deve ter ouvido a frase "pra saber tem que ler". Pois é, a leitura é a maior fonte de conhecimento que temos e você já imaginou ter essa "vantagem" em poder ler e associar o conhecimento com um desempenho acima da média?

Eu gosto muito de ler e percebo que os músicos tem uma facilidade maior em aprender através da leitura. Inclusive pude notar isso em meus colegas da universidade quando alguns de nossos professores nos elogiaram pela facilidade de associar o conteúdo lido em comparação com alunos de outras áreas


2- Aumenta a atividade cerebral:

De acordo com um estudo feito na Escócia, tocar um instrumento musical proporciona um aprimoramento nas atividades e funções cerebrais. 

Isso quer dizer que se você tocar violão, também estará lutando contra a degeneração cerebelar a um médio e longo prazo




3- Aumenta a criatividade e o raciocínio:

Nosso cérebro é dividido em dois grandes hemisférios: direito e esquerdo

O hemisfério direito é responsável por funções ligadas a intuição, imaginação e criatividade; 

O hemisfério esquerdo é responsável por funções ligadas a lógica, raciocínio, números, linguagem

Quando você resolve um problema de matemática está usando o hemisfério esquerdo(lógico) ou direito(criativo)?

-Esquerdo,ok?

Então ao tocar uma música você está usando o hemisfério esquerdo(lógico) ou direito(criativo)?

-Direito e esquerdo. Sim, você usa os dois hemisférios de seu cérebro e isso é alvo de inúmeras pesquisas da neurociência.


Veja o que diz o neurocientista e músico Daniel Levitin:


[...]a atividade musical envolve quase todas as regiões do cérebro e os subsistemas neurais.


Quando uma música emociona, são ativadas estruturas que estão nas regiões instintivas do verme cerebelar (estrutura do cerebelo que modula a produção e liberação pelo tronco cerebral dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina), e da amídala (principal área do processamento emocional no córtex)


Na leitura musical, o córtex visual é a área utilizada. O ato de acompanhar uma música é capaz de ativar o hipocampo (responsável pelas memórias) e o córtex frontal inferior. Já para a execução de músicas, são acionados os lobos frontais - o córtex motor e sensorial.

 

4- Aumenta a memória, concentração e muito mais:

Com a evolução da neurociência, já foi possível monitorar nosso cérebro em tempo real

Viram que ocorre um processo semelhante a fogos de artifício ao fazer música , onde quase todas as áreas são ativadas ao tocar um instrumento musical

Na animação abaixo você pode conferir os detalhes desse estudo(ative as legendas em português):


Para você que chegou até aqui tenho uma ótima notícia:

Não importa sua idade, se tem pouco tempo disponível ou se não tem muitas condições financeiras de ter aulas particulares ou frequentar escolas de música

Existe um método para você aprender violão em apenas 8 semanas de maneira simples e no conforto da sua casa. 

Ele está dividido em 15 módulos +  vários bônus e você não vai encontrar nada parecido na internet

Se você acredita que não tem talento ou tempo para praticar, acredite, esse método é pra você. Já tive vários alunos que mesmo acreditando não terem talento e tendo pouco tempo para praticar aprenderam a tocar

Eu acho que é tudo uma questão da metodologia usada pelo professor, e o Vitor ,criador do curso, tem uma metodologia que te fará aprender!

Mesmo assim quero te ajudar ainda mais. Te dou de bônus minha assistência pelo tempo que você precisar para tirar qualquer dúvida que você tenha e garantir teu aprendizado!

Não é legal?


Clica no link abaixo para saber todos os detalhes sobre o método ou clica aqui para falar comigo:


E aqui está o presente que te prometi! Clica no link abaixo para baixar o e-book gratuito "Curso de violão nível 0":







E aí, gostou do conteúdo?

Se ficou alguma dúvida ou se quiser me falar dos teus resultados, deixa abaixo nos comentários ou entra em contato comigo por e-mail clicando aqui: contatoclubedasseis@gmail.com

Prometo te responder logo. Nos vemos em breve, abraço!













2 comentários: